O projeto

Prática ecosófica e cidadania ambiental: desafios prementes para o século XXI é um projeto de pesquisa de iniciação científica que se iniciou em Maio de 2010 no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Preto.
Inspirado em As três ecologias do filósofo Félix Guattari, o orientador-pesquisador e professor do IFMG Flávio Boaventura lançou a proposta desse projeto que vem sido desenvolvido em conjunto com as bolsistas Flávia Rodrigues e Rúbia Rúbio – estudantes de Geografia dessa mesma instituição.
Essa pesquisa se propõe, a priori, a lançar um olhar sobre as significações que norteiam as palavras Cidadania ambiental. A partir do olhar sobre as inúmeras, distintas e vagas significações que giram em torno do conceito (ou exercício?) de cidadania, a prática ecosófica poderia ser, então, pensada.
            Ecosofia é um termo proposto por Guattari (1990) que traduz a necessidade do homem de repensar suas práticas, repensar sua postura e ações no meio em que vive. O filósofo propõe o questionamento do instituído, a indagação das aparências, o filosofar o mundo com a consciência de que foi inventado e que, por isso, pode e deve ser reinventado num outro sentido mais humano e menos cruel. Praticar ecosofia é sua íntima proposta!
Para o autor, a ecosofia poderia ser apreendida, para então ser posta em prática, a partir de três pilares:

1) o entendimento das relações homem-natureza, do meio ambiente, do meio em que se vive; compreendendo que a existência humana é pungente à existência da própria natureza, portanto não há separações, nem dicotomias, nem limites que separam o natural e o cultural.
2) o olhar sobre as relações sociais que determinam e são determinadas pelo modo como se constroem os espaços, os modos de vida, a ética, os ideais perseguidos.
3) a admissão de que os seres são dotados de subjetividade capaz de nortear suas ações, seus pensamentos, seus quereres; e, por isso, o terceiro pilar se debruça a conhecer e desvendar as posturas individuais e, sobretudo, trabalhar sobre elas.

Pensar maneiras de instigar que os seres sejam mais ecosóficos, fugindo da clicherização ambiental e se pautando numa forma de ser-cidadã, é o grande desafio da modernidade!
Pensar, inventar e salientar formas ecosóficas de tratar o mundo é a nossa pretensão!
Se quiserem saber mais sobre o projeto, entrem em contato conosco!